TURQUIA, UM PAÍS TRANSCONTINENTAL

Quando pensa em turismo pela Turquia o que lhe vem à cabeça? Istambul e Capadócia? Mulheres de burca, mesquitas, balões pelo céu de Göreme (Capadócia)?

Queremos convidá-lo a conhecer a Turquia verdadeiramente.

Um país com uma cultura que nos convida a experimentar, na prática seus significados. Com tradições milenares e um povo que através das guerras aprendeu a sobreviver com muito patriotismo e respeito aos seus costumes. Convidamos vocês a vivenciarem essa cultura, isso significa compreender um pouco todo o complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos por esse povo em seu seio familiar ou na convivência do seu ambiente social. Vamos listar aqui algumas cidades com coisas muito interessantes para se ver e fazer.

Você sabia que uma das dez praias mais lindas do mundo, eleita por revistas do segmento de turismo, está aqui?

Sim, Ölüdeniz, em Fethiye. Uma praia do mediterrâneo com um azul exuberante e uma cristalinidade que nos deixa boquiabertos. E é em Ölüdeniz que está um dos melhores lugares do mundo para se fazer um voo de parapente, por dois motivos: a fantástica vista panorâmica e a altura da montanha Babadağ, lugar da decolagem, cerca de 2000 metros, um dos mais altos do mundo. É por lá também que está um dos três maiores Canions da Europa, Saklıkent. Ainda é possível visitar outras ilhas locais com passeios de barco.

Capadócia

Ah! Nem precisamos comentar muito, o voo de balões é a principal atração, mas não é só o que existe por lá.

Veja mais fotos da capadócia na nossa galeria, clicando aqui.

Já ouviu falar das cidades subterrâneas? Das igrejas primitivas? As casas nas rochas? De um dos mais belos pôr-do-sol que poderá ver no mundo? Para quem ama ver de perto tudo que já viu em livros sobre a história do cristianismo, esse é um dos roteiros.

Antalya

Mais praias e muitas praias! Um dos roteiros com belas paisagens, praias de tirar o fôlego, cascatas, cavernas e história.

Pamukkale

Os castelos de Algodão com águas termais, as ruínas de Hierápolis e a piscina onde se banhava Cleópatra.

Veja mais fotos de Pamukkale na nossa galeria, clicando aqui.

Mardin

Já ouviu falar? Uma cidade que mistura culturas e é um museu ao ar livre. Cenário de várias novelas turcas, com a parte antiga toda em pedra, com hotéis que são verdadeiras esculturas e artesões confeccionando peças exclusivas em bronze pelas ruas. Um mergulho ao tradicional e secular.

Şanlıurfa

A cidade do profeta Abraão. Uma cidade cheia de lugares sagrados e palco de milagres e histórias religiosas e um dos mais recentes sítios arqueológicos descobertos, que, segundo historiadores e arqueólogos, são mais antigos que as pirâmides do Egito.

Gaziantep

O centro da gastronomia turca! Uma referência em culinária turca e onde está localizado o maior museu de Mosaicos do mundo, o Zeugma Museum. Cheia de cafés dentro de cavernas subterrâneas e museus contando história.

Van

Quem já ouviu falar de Van? Dos gatos de Van? Uma cidade conhecida por um dos mais belos lagos da Turquia e os gatos que são únicos por aqui, o Lago Van e os gatos brancos que possuem olhos de cores diferentes. Um daqueles lugares que nós vivenciamos o tradicional, excelente para quem gosta de chegar aonde quase ninguém chega.

Éfeso

Uma das sete igrejas do Apocalipse. As ruínas históricas, a casa da Virgem Maria, a Basílica onde está a tumba de São João Batista e um vilarejo chamado Şirinçe onde é possível provar os mais diversos vinhos na Adega subterrânea de uma antiga igreja.

Ainda existe Pérgamo, Laodicéia, Izmir (Esmirna), Tiatira, Sardes e Filadélfia, todas aqui na Turquia.

Istambul

Agora a única cidade transcontinental do mundo, que dispensa apresentações, Istambul! Uma cidade mágica, tradicional e contemporânea, a única em dois continentes, Ásia e Europa. Com lugares disputados pelos turistas, cafés, restaurantes e vida noturna. Gastronomia farta, um sistema de transporte público excelente ligando os pontos turísticos e um povo muito hospitaleiro e simpático. Há palácios pela cidade, museus, mesquitas, paisagens, bazares e uma lista de lugares que são obrigatórios, como a Mesquita Sultanahmet (Mesquita Azu), Palácio de Topkapi,Museu de Santa Sofia, Cisterna Basílica, Hipódromo, passeio pelo Bósforo, Torre de Leandro ou Torre da Donzela, Torre de Galata e mais atrações para quem dispuser de tempo.

E ainda em tempo, existem as praias do mar Egeu em Çeşme e região, bem pertinho de Izmir. E Bodrum, um dos lugares mais procurados pelas praias também.

É possível ir e voltar à Grécia de Ferryboat, saindo de várias cidades da Turquia, com percursos que duram em média 50 minutos.

Claro que existem muitas outras cidades com várias coisas para se ver, isso para quem tiver tempo e interesse em vivenciar realmente uma viagem de verdade.

Então, vale ou não a pena vir conhecer esse lugar encantador e curioso!

Autora:

Cristhiane Mutlu 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *